Skip to main content

Em junho de 2024, durante o congresso anual da Endocrine Society em Boston foi apresentado um novo guideline sobre Vitamina D. Este guideline inovador introduziu recomendações sobre a suplementação de vitamina D ao longo das diversas fases da vida, incluindo infância, adolescência, idade adulta, velhice e durante a gestação.

Para crianças de 1 a 18 anos, sugere-se a suplementação de vitamina D, variando de 300 a 2.000 UI diárias, para prevenir raquitismo nutricional e reduzir o risco de infecções respiratórias, apesar das evidências de qualidade moderada.

Adultos com menos de 50 anos, em geral, não necessitam de suplementação além da ingestão diária recomendada de 600 UI.

Populações especiais com condições que afetam a absorção ou metabolismo da vitamina D podem requerer monitoramento específico.

Já para adultos entre 50 e 74 anos, a recomendação é similar, ajustando-se a dose para 800 UI diárias após os 70 anos. Indivíduos com mais de 74 anos são aconselhados a suplementar para diminuir o risco de mortalidade, com doses diárias preferíveis.

Durante a gravidez, recomenda-se a suplementação de cerca de 2.500 UI por dia para minimizar riscos como pré-eclâmpsia e parto prematuro.

A vitamina D é essencial para sua saúde e prevenção de doenças. Já checou a sua?

Ref: Demay et al, Vitamin D for the Prevention of Disease: An Endocrine

Society Clinical Practice Guideline, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2024, Vol. 00, No. 0