A Tireoidite de Hashimoto é uma condição autoimune onde a glândula tireoide é gradualmente destruída, sendo a principal causa de hipotireoidismo em países desenvolvidos. A nível global, o hipotireoidismo é mais frequentemente causado pela deficiência de iodo. Os diagnósticos da Tireoidite de Hashimoto geralmente revelam altos níveis de TSH e baixos de tiroxina livre, com presença de anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO).
Recentemente, o foco tem se voltado para o papel do selênio na saúde da tireoide, especialmente na prevenção do hipotireoidismo decorrente da Tireoidite de Hashimoto. Apesar de ser um elemento vital, a ingestão adequada de selênio varia, com carnes, frutos do mar, cereais e grãos sendo as principais fontes.
Em 2024, uma meta-análise publicada na revista “Thyroid” avaliou os efeitos da suplementação de selênio nesta condição. Os resultados sugerem que o selênio pode reduzir o TSH e os anticorpos antiperoxidase em alguns pacientes, mesmo que o impacto em outras variáveis tireoidianas seja limitado e não apresente riscos adicionais de efeitos adversos.
Contudo, é crucial monitorar a dosagem, pois a suplementação excessiva pode levar a toxicidade. Estudos futuros precisarão explorar mais a fundo essas interações, considerando diferentes perfis de pacientes para esclarecer os benefícios potenciais da suplementação de selênio na Tireoidite de Hashimoto.
Porém, cada vez mais tem sido comprovado a importância do selênio para a saúde tireoidiana!
Ref: Valentina V. Huwiler, Stephanie Maissen-Abgottspon, Zeno Stanga, Stefan Mühlebach, Roman Trepp, Lia Bally, and Arjola Bano.Selenium Supplementation in Patients with Hashimoto Thyroiditis:A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Clinical Trials.Thyroid