O hipotireoidismo subclínico é definido como uma elevação da tireotropina sérica (TSH) e concentrações de hormônios tireoidianos dentro da faixa de referência.
A maioria dos pacientes é assintomática, e em até 46% dos casos com TSH menor que 7mcUI/mL há normalização do TSH dentro de 2 anos!
Alguns estudos mostram maiores taxas de sintomas depressivos, qualidade de vida reduzida, fadiga, fraqueza muscular, ganho de peso, intolerância ao frio, constipação intestinal e aumento de colesterol total e de LDL-colesterol.
E você sabia que tratar adequadamente sua tireoide pode prevenir problemas relacionados ao seu coração!?
Há evidência de maior risco para eventos coronarianos, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral fatal em indivíduos com TSH maior que 7,0mcUI/mL.
A Associação Americana de Tireoide (ATA) a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos (AACE) recomendam tratamento do hipotireoidismo subclínico para os pacientes com TSH maior do que 10mcUI/mL, devido o risco aumentado de insuficiência cardíaca e morte por doenças cardiovasculares.
E para os pacientes com elevações menores, TSH <10mcUI/mL?
O ATA e AACE recomendam a reposição de acordo com fatores individuais, como por exemplo: sintomas sugestivos de hipotireoidismo, positividade para anticorpo antitireoperoxidase (anti-TPO), ou evidência de doença cardiovascular aterosclerótica, insuficiência cardíaca.
Toda essa discussão de tratar ou não tratar, deve ser feita junto com seu endocrinologista, ok?
Ref: Peeters RP. Subclinical Hypothyroidism. N Engl J Med 2017; 376:2556-2565