Skip to main content

Muitas vezes as pessoas se intitulam tendo compulsão alimentar sendo que os critérios para definição, para esse diagnóstico são específicos e o tratamento diferente. Esse diagnóstico não é tão simples.

Episódio compulsivo é comer em grande quantidade, as vezes é comer tudo aquilo que você comeria o dia inteiro em um curto intervalo de tempo. Que é outra característica ( o curto espaço de tempo) com começo, meio e fim. É diferente daquela pessoa que fica beliscando o dia inteiro. O episódio começa e dura algumas horas e dentro desse período a pessoa ingere uma grande quantidade de alimento . O paciente relata que ele perde totalmente o controle. Ele começa a comer e não tem mais controle. Geralmente, faz isso sozinho. Ele tem vergonha de comer essa grande quantidade na frente de outras pessoas.

Quando ele para? Ele para por motivos de força maior, digamos assim. Seja porque ele começou a ter dor, começou a se sentir muito mal por causa da quantidade que ele comeu ou porque chegou alguém ou porque a comida acabou.

Isso é diferente de você comer de maneira exagerada em um evento , em um fim de semana, nas férias . O episódio compulsivo é algo muito maior e o tratamento acaba sendo diferente.

Transtorno de compulsão alimentar: presença de episódios compulsivos, pelo menos uma vez por semana, por alguns meses, dois ou três meses.

O episódio de compulsão alimentar não acontece por um alimento específico. Você pode ter um alimento que é um gatilho. Quando você comer aquele alimento, você desencadeia o episódio de compulsão alimentar. Mas durante o episódio, você come tudo que tem pela frente, até comida congelada.